Uma fabriqueta de idéias com atacado, varejo e incentivo fiscal.

Cotidiano na Civilização II

Cada ser possui seu habitat... Cada ser humano se identifica com a sua sociedade de origem e/ou de convivência.

Acho que isso não é novidade para ninguém.

No meu caso, é algo mais incomum do que possa parecer.

Nascido no interior do Rio de Janeiro e criado desde os 10 anos no Rio Grande do Sul, sempre me senti diferente do ambiente gaucho, e hoje que moro ″na terra natal″ sinto-me um legítimo gaudério chucro dos pagos de Pelotas perdido em pampas de coronel republicano.

Será que eu não tenho mais uma identidade
cultural?

Aos fatos:
Numa manhã ensolarada, tive que ir a São Conrado, bairro vizinho da Barra alguns poucos quilômetros de onde moro, para recolher uma assinatura da cantora Beth Carvalho.

Chegando ao belo prédio de um condomínio fechado à beira mar, fui barrado na portaria. Aposto que foi por causa da minha cara gordinha e branquela de "turista".

- Pra onde cê vai? - indaga o porteiro de cabelo amarelo oxigenado, uma cópia fiel e pobre do cantor Belo.

Sem pestanejar respondi carregado no sotaque gaucho.
- Portaria Três!
Incrédulo com a pronúncia do meu S, o pseudo-loiro replica.
- Treiix?
- Sim, três. - respondi já pensando no valor do QI total daquela ameba na minha frente que ouvia a dança do Créu num rádinho de pilha apoiado na janela.
- Ahhhh, mas você não é daqui não né!?

Ok! A pressa falou mais alto, perdi a paciência. Tasquei um sorriso amarelo no rosto e esperei que o porteiro entendesse o recado.
Estava ciente que aquele diálogo havia chegado ao fim, porém o sábio anta que atravancava o meu caminho naquela manhã precisava concluir seu raciocínio.

- Sabia que você não era daqui. Reconheço um paraíba de longe!

Nesse momento meu rosto redondo e branquelo ficou corado de raiva. Empurrei a porta de vidro que havia na minha frente e saí batendo pé até alguma outra portaria.

Chama de tudo, mas po, paraiba não né!? Acho que até por paulistano o meu sotaque poderia se passar.
Mas paraíba???
I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L!

Serei eu o problema ou o porteiro que é um lunático?
Só Deus sabe!

Na próxima semana conto mais fatos que esse paraíba passou aqui na cidade maravilhosa.

Obs.: nada contra paraibas, porteiros, paulistanos, ouvintes do mc Creu e portadores de cabelos oxigenados. Qualquer semelhança é mera coincidência.

4 Response to “Cotidiano na Civilização II”

  1. Carol Daixum says:

    Hahahahaha adorei paraíba ;p!!

    Beijos,

    Carolzinha :)

  2. Iarima Redü says:

    HAUEUSHSUAAUHEUEHSUHSUAHUAHSUS

    Paraíba é difícil.

    Adorei teu blog maninho, voltarei mais vezes ;)

  3. Filipe de Paiva says:

    Ah, eu li antes de ser postado e já conentei contigo no MSN. Agora nem sei o que falar aqui. Heauehauihae!

  4. Nique Bittencourt says:

    kkkk adoreiii!