Uma fabriqueta de idéias com atacado, varejo e incentivo fiscal.

Direito Autoral no Cotidiano...

Enfim uma discussão fundamentada sobre o direito autoral na internet. Para um país que até então, mal possuía uma legislação sobre o assunto, começa a chegar ao público uma proposta de lei para a distribuição do direito autoral, regulamentando de forma mais específica a atuação de órgãos que deveriam ser os "reguladores".

Tenho lido e ouvido os mais variados pontos de vista. Concordo com alguns e discordo de outros. A classe artística, em geral, está contra a distribuição gratuita de músicas pela internet, o que já é fato, contra a lei, e acontece de forma natural. Pense comigo, se a lei continuar proibindo, você acha que vai acabar a reprodução e difusão pela internet?

Existem artistas que acham ser uma falta de respeito difundir sua música pela internet. Porém, vale lembrar, que a possível fama não existiria, ou ainda estaria existindo, caso não houvesse divulgação na rede pelos “contrabandistas musicais”. Sei bem quanto custa para elaborar, mixar e distribuir um CD, assim como sei que o valor ao consumidor final é praticamente inviável para grande parte do público.

Contudo, será que não devemos pensar em criar novos planos de negócios? Você não acha fácil demais um artista receber direito autoral na comodidade do seu lar, enquanto todos os mortais, que dão o tal sucesso a eles, se matam trabalhando? Por que não usar a música como uma ferramenta de divulgação e ganhar dinheiro, realmente, com shows e outras formas de negócio mais rentáveis? Não digo que artistas sejam acomodados, mas indico o caminho do sucesso: Muito trabalho!

Não faço apologia à pirataria, mas acredito que precisamos reformular certos, velhos, conceitos, para difundir melhor a cultura em nosso país. Dentro de poucos meses, teremos internet banda larga, nem tão larga assim, distribuída publicamente pelo governo. Você acha que a
internet chegando onde os artistas não vão, as músicas vão deixar de serem baixadas? Engano seu.

Senhor artista que se revolta com essa situação, veja o internauta como um potencial consumidor do seu conteúdo. Aproveite a ferramenta internet pra ampliar seu domínio e quebrar barreiras e paradigmas da sua fama. Indico a leitura do Manual de Sobrevivência no Mundo Digital, do cantor Leoni. Não que seja a única saída, mas acredito ser um começo.

Reveja seus conceitos ponto com ponto bê erre.

0 Response to “Direito Autoral no Cotidiano...”